quarta-feira, 21 de abril de 2010

Gama-hidroxibutirato – GHB - Efeitos tóxicos ou adquiridos no SNC


É um ácido graxo de cadeia curta, presente naturalmente no SNC de mamíferos. Apresenta estrutura química semelhante ao ácido gama-aminobutírico (GABA), com possível efeito neurotransmissor ou neuromodulador inibitório.Tem função relacionada ao sistema GABA, pois GHB é um metabólito do GABA, tem ação depressora do SNC semelhante aos sedativos/hipnóticos como barbitúricos e benzodiazepínicos.O GHB está presente em altas concentrações no SNC, principalmente: hipocampo, gânglio basal, hipotálamo e substância nigra com sistemas presente para síntese, recaptação vesicular e armazenamento no terminal sináptico.GABA é metabolizado por GABA aminotransferase em GHB. O GHB é liberado de neurônios pré-sinápticos em processo dependente de cálcio. GHB liga-se de modo reversível a receptores específicos: “receptores GHB”, os quais são encontrados exclusivamente no SNC. Também tem uma fraca propriedade agonista nos receptores GABA B no cérebro, mas não interage com GABA A
O GHB é considerado perigoso, uma vez que os efeitos por ingestão oral estão sujeitos a variabilidade intra e interindividual. Os efeitos adversos descritos de seguida foram encontrados em investigações experimentais e em casos de intoxicações. O GHB afecta principalmente o SNC, o sistema cardiovascular e o sistema respiratório, mas não tem efeitos tóxicos para os rins e o fígado.
EFEITOS TÓXICOS no Sistema Nervoso Central: Euforia, amnésia/hipotonia, redução da ansiedade, Relaxamento, aumento da libido, Sonolência, vertigens e enxaquecas são freqüentemente descritas, tanto em casos experimentais como em casos de toxicidade são efeitos similares ao álcool. Efeito anabólico (promotor do crescimento muscular)O uso está associado ao estupro, pois a vítima tem dificuldade para resistir a agressão devido à intoxicação. Problemas de memória e o fato da dificuldade de detecção da droga (máximo 12 horas) complicam o registro e a confiabilidade dos relatos das vítimas.
O coma induzido por GHB aparece rapidamente após ingestão, seguido de rápida e aparente recuperação total. Na maior parte dos casos de intoxicação, a consciência é recuperada após 6-7 horas. Uma das características que distingue a intoxicação por GHB é a rápida recuperação, o que pode levar a uma falsa sensação de segurança no seu uso. Psicopatologia Sob a influência do GHB, alguns indivíduos tornam-se hostis, agressivos e agitados. Estes perdem a consciência e ficam extremamente agressivos quando estimulados, apesar da profunda depressão respiratória. Num menor número de indivíduos têm sido registradas complicações psiquiátricas, como delírio, paranóia, depressão e alucinações.
Fonte:
Nicholson et al, Aspectos Gerais e Histórico do Gama-hidroxibutirato – GHB Hidroxibutirato de sódio, Oxibutirato de sódio, VIVAVOZ, 2001; Fonte: SISP 2006.
www.ff.up.pt/toxicologia/monografias
Postado por: Pedro Gustavo e Sabrina Ellen Biomedicina - 221.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário