terça-feira, 23 de março de 2010

Infecções do Sistema Nervoso



Há quatro vias principais da entrada das infecções no sistema nervoso:

· A disseminação hematogênica é o meio mais comum de entrada; os agentes infecciosos habitualmente entram através da circulação arterial, mas uma propagação venosa retrógrada pode ocorre através das conexões anastomóticas entre as veias da face e a circulação cerebral.

· A implantação direta de microrganismo quase sempre é traumática; raramente é iatrogênica, como quando micróbios são introduzidos com uma agulha de punção lombar, ou está associada a malformações congênitas.

· A extensão local ocorre em virtude de uma infecção estabelecida em um seio paranasal, mais freqüentemente o seio mastóideo ou frontal; um dente infectado; ou um local cirúrgico no crânio ou coluna vertebral que causa osteomielite,ersão óssea e propagação da infecção para dentro do SNC.

· A quarta via é através do sistema nervoso periférico até o SNC, como ocorre com certos vírus, como a raiva e herpes simples. A lesão do tecido nervoso pode ser a conseqüência da lesão direta de neurônios ou pelo agente infeccioso, ou pode ocorrer indiretamente através da elaboração de toxinas microbianas, efeitos destrutivos da resposta inflamatória, ou da influência de mecanismos mediados imunologicamente.


Referência bibliográfica:
livro: Robbins- sexta edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário